sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gato escondido...


Acabo de ler num rodapé de telejornal que «dirigentes do PS e BE cruzam-se nos comícios de Manuel Alegre, excepto Sócrates e Louçã».

Dou por mim a pensar que isto dos apoios – exactamente como os posicionamentos de Alegre –, tem dias.

Eu explico. Pelos vistos, e apesar de serem ambos membros da Comissão de Honra do dito candidato, nos dias em que Louçã é adepto de Alegre, Sócrates não pode aparecer por perto. Já nos dias em que é Sócrates que deseja ver Alegre a Presidente, Louçã tem que se manter em casa.

Este anúncio (que se segue à operação cirúrgica do BE de anunciar, no seu site, a já citada Comissão de Honra tentando esconder os figurões do Governo), em que se ficam a conhecer previamente as ausências combinadas, deixa-me algumas questões.

Nos dias em que Louçã apoia Alegre, será que Sócrates se mantém apoiante ou suspende essa qualidade?

Como é que Sócrates e Louçã combinam os desencontros? Será no facebook? O primeiro-ministro «posta» no seu sítio uma coisa do género «José Sócrates vai aos comícios de Alegre às quintas, sábados e domingos». Logo, o outro assinala «Francisco Louçã gosta disto!»

E quem será que não quer ser visto com quem? Será Louçã que não quer que se perceba que apoia o candidato que, nos últimos cinco anos, esteve ao lado de José Sócrates, e nos anteriores 29 anos esteve ao lado de todos os dirigentes do PS responsáveis pelo prosseguimento e aprofundamento da política de direita e que, portanto, está com ela profundamente comprometido?

Ou será Sócrates que não quer ser repreendido pelos banqueiros – a quem serve quando não está nos comícios de Alegre, e também quando lá está –, por ser visto em certas companhias?

Seja como for, parece que não faltarão oportunidades para ver Jorge Lacão em aberta confraternização com Fernando Rosas, ou Ana Drago em amena cavaqueira com Pedro Silva Pereira.

Seguramente, o que não poderemos é ouvir Alegre, neste jogo do gato e do rato, a posicionar-se pela ruptura e pela mudança e pela política alternativa patriótica e de esquerda necessária ao nosso País. E, pelos vistos, não veremos também os dirigentes do BE, nos dias em que forem aos comícios, muito preocupados com isso.

É que isto é muito gato escondido com o rabo de fora!
  • João Frazão

1 comentário:

Fernando Samuel disse...

Se algum desencontro falha, ainda se encontram todos...

Um abraço.

  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA