terça-feira, 17 de março de 2009


O Estatuto Alcavalatório


A frase, na boca de Edite Estrela, fez-me soar campainhas de alarme, por estranha e desfasada da prática política da Sra. e do Partido que representa: «A Trabalho Igual, Salário Igual!». Sempre unidos nestas questões, de imediato vejo Carlos Coelho do PSD falar da luta contra a desigualdade e as discriminações salariais no plano europeu. O mundo só voltou a fazer sentido quando percebi do que estavam a falar! Do aumento do SEU ordenado em mais de 100%! Assim, os eurodeputados portugueses passam a receber 7665 Euros por mês (em vez dos 3815 mensais actuais) mais uma ajuda de custo de 287 Euros POR DIA, mais todo um conjunto de alcavalas. E para engordar OS SEUS BOLSOS já encontram utilidade a princípios que negam aos trabalhadores portugueses e europeus TODOS OS DIAS!

Estes senhores acham-se no direito de receber POR DIA mais que o Salário Mínimo Nacional! Acham que a quantia com que condenam famílias inteiras a sobreviver todo um mês não é suficiente para se remunerarem por um dia de presença no Parlamento! São bem o espelho da classe parasitária que servilmente representam: a burguesia. A mesma burguesia que vive faustosamente enquanto vai debitando a cassete dos sacrifícios... mas só para quem trabalha!

O PCP, ao votar contra esta vergonha no Parlamento Europeu, honrou as suas origens, que remontam aos Communards de Paris e aos Bolcheviques da Rússia Soviética, quando impuseram como característica do seu Estado proletário que os eleitos fossem remunerados com o salário médio de um operário.

A bem do rigor, importa deixar dito que o PCP votou contra este Estatuto TAMBÉM porque é da opinião que os eurodeputados devem receber o mesmo ordenado que os deputados dos Parlamentos Nacionais, princípio que o novo Estatuto Remuneratório dos Eurodeputados substitui por um salário de 7665 Euros igual para todos.
  • Manuel Gouveia




Sem comentários:

  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA