segunda-feira, 30 de março de 2009


CES decepcionada com líderes europeus


A Confederação Europeia de Sindicatos acusou os governos de não estarem «preocupados com o desemprego», condenando a sua ausência na cimeira sobre o emprego na União Europeia.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, John Monks, secretário-geral da Confederação, considerou que esta decisão é um «mau sinal para os cidadãos e trabalhadores europeus» e mostrou-se «decepcionado».

A reunião extraordinária, convocada pela Comissão Europeia e pela Presidência Checa para 7 de Maio, em Praga, para debater o desemprego em cada Estado-membro, previa a participação dos chefes de Estado da União Europeia, bem como de outros representantes sociais. No entanto, na sua cimeira de dia 21, decidiram não participar, dadas as dificuldades em tomar novas medidas de apoio ao emprego.

A Confederação disse que vai comparecer na reunião reduzida, «em defesa dos interesses dos trabalhadores» e considerou que esta atitude dos governos vai «reforçar a participação nas mobilizações sindicais» no encontro de 7 Maio, estando já convocadas manifestações em Madrid, Bruxelas e Praga para 14 e 16 de Maio.
  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA