quinta-feira, 8 de abril de 2010

CHEIROS DE ABRIL
O regresso da vírgula

As vírgulas são uma praga de que não nos conseguimos livrar, seja por infestarem os textos sem rei nem roque quando em excesso, fazendo com que a leitura se transforme numa corrida de obstáculos ou de ataque de soluços, seja por primarem pela ausência, deixando-nos à deriva num oceano de letras e em permanente risco de sermos engolidos pelas vagas alterosas do texto. Também há, claro, as vírgulas rigorosamente aplicadas, o que já vai sendo raro, e as outras – topo de gama –, conhecidas por «cirúrgicas».

Haverá quem se lembre de uma vírgula assaz cirúrgica que ficou famosa por – dizem as más línguas – ter como alegada paternidade Almeida Santos, presidente do PS, que com tal pontuação terá alterado radicalmente o sentido de um texto legislativo. O caso não ficou provado – olha o espanto! –, mas o recurso à vírgula passou a fazer parte das reservas da nação.

Ainda esta semana o porta-voz dos utentes do Centro de Saúde de Valença, Carlos Natal, falou da «vírgula» ao contestar as explicações do Governo para o encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) local. Segundo o executivo, a média de utentes por noite, em 2009, foi de 1,7 pessoas; de acordo com Natal, terá sido de 17 pessoas. «Alguém se lembrou de meter, deliberadamente, uma vírgula no meio», acusou.

Com vírgula ou sem ela o facto é que Valença está em pé de guerra. Depois de vigílias, cortes de estrada, marchas e muitos protestos Valença começou a encher-se de bandeiras espanholas, uma original forma de dizer que as autoridades da Galiza se preocupam mais com a saúde dos valencianos do que Lisboa. E tanto assim é que o alcaide de Tui já manifestou total disponibilidade para receber os doentes portugueses no Centro de Saúde da cidade (onde nem se paga taxas moderadoras), admitindo reforçar o respectivo pessoal médico e de enfermagem se a afluência de portugueses o justificar. Poderá não ser um caso de vírgulas, mas se restar um pingo de vergonha em S. Bento, é caso para mudar de texto.
  • Anabela Fino
  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA