quinta-feira, 22 de outubro de 2009


Contenções

Francisco Van Zeller, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), disse esta semana que deve haver «muita contenção» no respeitante aos aumentos salariais em 2010, porque há «muitos milhares de empresas que dependem de salários baixos».

Falando à margem do 8.º Seminário «Reflexão Estratégica – Grandes Marcas: Desafios e Oportunidades», Van Zeller – dando prova de uma insólita sinceridade – reconheceu que «cerca de um quarto das exportações dependem de salários baixos», o que na sua óptica é motivo mais do que suficiente para todas as cautelas quanto a aumentos. Mais a mais, acrescenta, quando se está a «meio de uma crise».

Mais comedido no tocante à sinceridade – é um suponhamos –, o dirigente da CIP garante concordar com a mudança do modelo salarial, mas – ele há sempre um mas quando se trata de redistribuição da riqueza – considera não ser este «o momento certo» para proceder à mudança, pois «este ano foi muito complicado, atípico, houve uma baixa da inflação muito grande ou mesmo a eliminação da inflação» e «não é a meio de uma crise que se devem fazer» alterações.


Van Zeller não deixou ainda de sublinhar, não fosse haver dúvidas quanto às intenções do patronato, que um aumento salarial «desproporcionado» em 2010 fragilizaria as empresas exportadoras e poderia levar ao encerramento de muitas, o que resultaria, naturalmente, num aumento do desemprego.

Estava feito o diagnóstico e dado o recado. A famigerada «competitividade» alimenta-se da exploração do trabalho, de resto como o lucro das empresas, o que podendo não ser justo (são por ventura dúvidas existenciais do capital) é certamente necessário, pois caso contrário encerram a loja. A tal crise, que para além de servir para alimentar a banca com dinheiros públicos e dar pretexto às empresas para uma cada vez maior precariedade nas relações de trabalho, serve agora de papão para justificar salários de miséria que nem chegam para viver. Se a isto se chama «contenção», cabe perguntar o que será para os van zelleres deste mundo a exploração…

  • Anabela Fino
  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA