quinta-feira, 1 de abril de 2010

CHEIROS DE ABRIL

Receita da morte lenta

Em tempos que já lá vão a «morte lenta» era a designação que eu e um grupo de amigos dávamos a uma simpática tasquinha onde nos reuníamos à hora de almoço, sem pressas nem stress, para alimentar o corpo e desanuviar o espírito.

 O tempo parecia não passar por ali e os pratos saiam da cozinha a um ritmo próprio, sem condescendências pelos roncos do estômago e num desprezo total pelos viperinos comentários dos clientes. A comida chegava quando chegava e pronto, mas quando chegava fazia-nos esquecer todas as mágoas, pelo que durante anos fomos voltando, voltando, voltando sempre.

Um dia, depois das férias, o grupo ficou à beira da apoplexia quando descobriu que a «morte lenta» tinha virado «manjedoura», as madeiras tinha passado a cromados e da cozinha do nosso (des)contentamento não havia nem rasto. Órfãos de todo mudámos de poiso e os almoços perderam o encanto. Anos mais tarde, numa de saudosismo, voltei ao local. A «morte lenta» estava transformada em dependência bancária. Era o progresso.

Lembrei-me disto agora a propósito das declarações de Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia e actual presidente do banco BIC Portugal, a propósito do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). O ex-ministro, falando esta terça-feira à TVI, teceu fortes críticas à política do Governo e considerou que Portugal está «numa trajectória de morte lenta».


Na abalizada opinião de quem não serviu o País mas garantiu o (seu) futuro, as mudanças que importa fazer na economia portuguesa exigem um entendimento entre PS, PSD e CDS/PP (como se não fosse isso mesmo que sempre acontece...).

Mas isso já não chega, diz Mira Amaral, acrescentamos que «nós também temos que mudar de vida; as famílias têm que consumir menos e poupar mais, o Estado tem que gastar menos e as empresas têm que reduzir despesas supérfluas e aumentar a competitividade e os trabalhadores têm de trabalhar mais horas». É claro que o «nós» de Mira Amaral é majestático. Ele prescreve a receita de sempre e os outros que tomem a pílula.

  • Anabela Fino
  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA