quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ferragudo diz NÃO a antenas na Torre Atalaia





População de Ferragudo manifesta-se contra colocação de antenas na Torre Atalaia


A instalação das antenas de telemóvel das três operadoras móveis nacionais, na Torre Atalaia, o ponto mais alto da vila de Ferragudo, levou a manifestar-se contra a situação, através de cartazes colocados nas ruas. Só que a Câmara de Lagoa retirou os cartazes, na manhã desta quarta-feira.


Graco Trindade, elemento da Comissão Dinamizadora do Movimento para Remoção das Antenas da Torre da Atalaia, revelou ao barlavento.online que «a Câmara acabou por nos devolver os cartazes, até porque estes foram feitos com o nosso dinheiro».
No entanto, apesar da autarquia de Lagoa ter retirado os cartazes que manifestam a revolta dos moradores, isso não significa que esteja a favor da colocação das antenas das operadoras móveis na Torre Atalaia, que pertence a um cidadão alemão há anos residente em Ferragudo.
As antenas foram colocadas com a autorização do proprietário do edifício, mas sem o aval da autarquia. Assim, a Câmara já terá movido um processo de contra-ordenação à Vodafone, TMN e Optimus, bem como ao proprietário da Torre da Atalaia.
A Comissão, composta por moradores de Ferragudo, bem como por pessoas sensíveis àquela situação, exige que seja tomada uma solução alternativa, em que «os valores ambientais, patrimoniais, culturais e de saúde pública sejam respeitados».
A Comissão pretende ainda que a Torre Atalaia de Ferragudo seja classificada como Imóvel de Interesse Municipal, devido à sua emblemática história.
«Existem várias soluções alternativas de localização [para as antenas das operadoras de telemóveis], pela existência de pontos e estruturas de cotas elevadas, em toda a área circundante de Ferragudo, propriedade de diversas entidades públicas e privadas que, formal ou informalmente, se manifestaram disponíveis e interessados em acolher as antenas», justifica a Comissão.
A Torre Atalaia era utilizada como posto de vigia, ficando, por isso, situada num dos pontos mais altos da vila, para que fosse possível avistar o mar e a chegada ou passagem de barcos na costa algarvia.

Sem comentários:

  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA