segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Precariedade na saúde, saúde precária

Sabemos que a precariedade já chegou a quase todo o lado. Trabalho qualificado já não é garantia de lhe escapar. E mesmo nas áreas mais sensíveis, como é o caso da prestação de serviços públicos essenciais, a precarização das relações laborais é um dos sintomas da irresponsabilildade dos sucessivos governos e uma esclarecedora medida do desinvestimento nestas áreas.
É fácil de perceber que ficamos tod@s a perder. A existência de serviços públicos de qualidade depende também das condições de trabalho destes/as profissionais.
A educação, para lá das tiradas habituais sobre "exigência" (agora ouve-se "excelência"...), tem sido notícia repetidamente por esta razão - professores/as deslocad@s, não colocad@s, actividades de enriquecimento curricular a recibo verde, etc.; mas também @s profissionais não-docentes.
Na área da saúde não faltam sinais preocupantes. Nos hospitais recorre-se crescentemente à subcontratação de médicos por empresas de trabalho temporário e a precariedade entre @s enfermeir@s está a tornar-se a regra, como vem afirmando o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Esta semana denunciou a falta de pagamento de horas extra: trabalho a mais, não pago, para compensar a escassez de profissionais.
(já agora, ontem ficámos também a saber que a Maternidade Alfredo da Costa está no limite da capacidade de resposta. Mais uma vez, a cínica política de desinvestimento continuado em áreas vitais convoca o sacrifício pessoal de profissionais, até ao limite. O sr. Presidente, que, num dos seus momentos de reflexão profunda e comunicação com o país, se questionava sobre "o que fazer para os portugueses fazerem mais filhos?", talvez possa começar a encontrar uma parte da resposta)

3 comentários:

samuel disse...

Viva, Hilário

Obrigado pela visita!
Gostei de encontrar mais um blog onde será bom ir voltando sempre.
Apenas uma "reclamação"... as várias músicas abrem todas ao mesmo tempo. Isso para além da grande confusão sonora que provoca, trava o blog, tornando muito difícil até, fazer parar as músicas.
Vejo entretanto que já estou aqui linkado... obrigado!
Vou já colocar o "Continuar" na lapela do "Cantigueiro".

Abraço

Hilário disse...

Samuel, esses são alguns dos erros de quem ainda não sabe trabalhar bem nesta matéria, mas vou tentando melhorar todos os dias esperando na medida do possivel a vossa ajuda. Que fazer para alterar esta situação em relação às musicas?

samuel disse...

Hilário
Ao que me parece, esse site, o IMEEM, tem nas músicas uma opção para eles começarem a tocar automaticamente quando se abre o blog. Isso é útil, no caso de se postar apenas uma música. No teu caso, colocando várias, elas tocam todas misturadas e ou se desliga o som, ou é um castigo para conseguir calar o verdadeiro "bordel"... :)
Deve ser suficiente optar por não usar a versão automática.

Abraço

  • JCP
  • pcp
  • USA
  • USA